O que é CS - Card Sharing? (NULL)

Card Sharing é uma tecnologia que pode ser considerada recente. É bastante difundida na Europa e está começando a ficar comum no Brasil também.


O que é?
O Card Sharing ou CS é conhecido por muitos adeptos do mundo satélite como uma solução para se ter acesso a certos tipos de canais. Há alguns poucos anos, o CS começou a ser conhecido e utilizado pelos italianos, ingleses e nórdicos, com o objetivo de compartilhar o acesso a alguns sistemas, a exemplo do NDS Sky.
Os sistemas de encriptação como o Conax, que é impossível de desencriptar devido às suas barreiras de segurança, hoje se consegue extrair suas informações, através de emulação, utilizando sistemas de CS.
Um usuário brasileiro pode compartilhar um cartão virtualmente com um inglês, por exemplo, e assim ter acesso ao NDS, ficando o inglês com acesso aos canais compartilhados e podendo, ainda, recompartilhá-los com os seus amigos.
Assim, o CS é cada vez mais conhecido, podendo um só emulador ("cam") suportar todas os cartões e sem necessitar mudar configurações ou usar emuladores, poder acessar inúmeros canais.
Mesmo com as medidas de segurança adotadas pelos provedores, para tentar inibir o uso do CS, seu uso vem crescendo na Europa e em outros países pelo mundo.
Como funciona?
o CS consiste na partilha de um ou vários cartões de decodificação através da Internet. Funciona através da conexão de dois ou mais receptores. Num dos receptores é colocado um cartão decodificador de um determinado operador, o primeiro equipamento funciona como receptor/servidor: lê os dados do cartão decodificador e passa-os para outro (ou outros receptores), fazendo com que este funcione como se tivesse também um cartão original. Ou seja, na prática, permite que um só cartão de assinante "abra" o sinal nos outros receptores que estejam permanentemente conectados através da Internet ao receptor/servidor que tem o cartão. Os receptores podem estar conectados na mesma casa ou mesmo em estados ou países diferentes.
Entretanto, nem todos os receptores funcionam em CS. Ao contrario, são bem poucos os que conseguem funcionar neste sistema, pois a condição principal é terem ligação à Internet. Os mais conhecidos são os famosos Dreambox, Azamérica S900HD, Azbox Elite HD e Azbox Premium HD, para isso é necessário o aparelho ter uma entrada RJ-45, providos de um firmware especifico e um emulador. Com as devidas configurações serão capazes de interagir entre si.
Contrário ao que muitos possam pensar, não se trata de um sistema em que são partilhadas as imagens ou o sinal de satélite ou cabo, mas sim apenas os dados de decodificação do cartão.
Para evitar más interpretações salientamos que as marcas dos equipamentos indicados são receptores FTA completamente normais e legais e só funcionam em CS quando alterado o firmware original.

Decodificadores compatíveis:

Azamerica S808 e S900HD

Azbox HD Elite e Azbox HD Premium

Banda de transmissão

Bandas de transmissão são determinadas faixas de frequência que são utilizadas nos satélites para transmissão de sinais de TV. Atualmente, as bandas mais comuns são:
  • Banda C: 3.7 a 4.2 Ghz (Deve-se usar antenas grandes, teladas ou fechadas)
  • Banda Ku: 10.7 a 12Ghz (Deve-se usar antenas fechadas e podem ser pequenas)
Para captar cada Banda, deve-se utilizar um lnbf apropriado.
O satélite Amazonas 2, lançado recentemente, irá utilizar a Banda L, bastante incomum e que exigirá um novo decodificador compatível com esta banda.
Atualmente, a maioria dos canais digitais abertos (FTA) estão em Banda C, mas está havendo uma migração para a Banda Ku em função do menor custo das antenas receptoras, que podem ser a partir de 45 cm de diâmetro. Isto ajudará na popularização deste sistema de transmissão de sinais de tv por satélite.
Como curiosidade, existe um único satélite no mundo (StarOne C2) que ainda transmite em Banda C analógico. Ele é exclusivo para o mercado Brasileiro.

Vida útil
O consumo combustível para posicionamento e correção de rota é o principal responsável pela redução do tempo de vida útil do satélite. Os primeiros tinham tempo de vida em torno de 6 anos. As gerações seguintes, utilizando combustíveis elaborados por novas tecnologias e componentes eletrônicos tecnologicamente mais avançados, com menor consumo de energia, permitiu aos novos satélites uma vida em torno de 15 anos.
Quando um satélite está próximo à sua desativação, outro é lançado e posicionado praticamente ao lado do que será desativado, obedecendo-se a distância de segurança entre eles. O novo, tendo sido alinhado e liberado, passa a receber as operações do satélite velho, que é então desativado e retirado da órbita do cinturão de Clark. Após isto, é desligado e fica vagando, como lixo espacial.
Um risco é a colisão com um satélite ativo, que pode provocar um caos na comunicação. Outro risco é o satélite desativado cair e, pelo tamanho, não ser completamente desintegrado na reentrada na atmosfera, atingindo algum local habitado.
Acidentes onde satélites desativados colidiram com outros, já ocorreram, dando grande trabalho de recuperação para os profissionais da área.
Por isso a NASA desenvolveu o ônibus espacial. Esta nave tem a capacidade de levar dois satélites em seu compartimento de carga, deslocar-se até os 36 mil quilômetros, retirá-los com o braço mecânico e posicioná-los praticamente no local em que cada um vai ficar. Só então são acionados e a equipe em terra passa a ter o controle sobre eles via rádio e iniciam-se os procedimentos de ativação das comunicações.
Em seguida os astronautas recolhem o satélite desativado colocando-o no compartimento de carga e retornam à Terra com segurança trazendo o que poderia se transformar em lixo espacial.




Tipos de antenas

Basicamente, encontramos no mercado 2 tipos de antenas parabólicas: A chamada telada que apresenta uma superfície de tela e a fechada, onde a superfície é de metal ou de fibra de vidro. As teladas são atualmente usadas para captar sinal de Banda C e normalmente são maiores que as fechadas. Estas últimas são utilizadas tanto para banda C quanto para banda Ku. Os decodificadores Azamerica e Azbox tem capacidade de decodificar ambos os sinais, desde que sejam digitais. Atualmente no mundo existe somente um satélite transmitindo em Banda C analógico (StarOne C2), exclusivo para o mercado Brasileiro. Supõe-se que a existência deste satélite é pelo fato de existir ainda uma grande quantidade de aparelhos analógicos em uso no Brasil, pela população de baixa renda.



Antena telada, acima de 1,7 metros, para Banda C digital ou analógica:

Imagem:antena1.jpg



Antena fechada, tipo ponto focal, acima de 1,50 metros, para Banda C digital e Ku:

Imagem:antena2.jpg



Antena fechada, tipo offset, menor que 1,50 metros, para Banda Ku:

Imagem:antena3.jpg