terça-feira, 27 de abril de 2010

AZAMERICAS: ENTENDA TIPOS DE ATUALIZAÇÃO-ALLCODE, MAINCODE, BOOTLOADER, DUMP

- Aproveitando que vários usuários têm dúvidas sobre os métodos de atualização aqui está um tópico para explicar cada um dos métodos.

- Lembro que não existe método melhor ou pior, cada método tem a sua função.

- Para entender os métodos é necessário entender a estrutura do firmware.

- Ela é basicamente dividida em:


• Bootloader > (S-17) - Responsável pelo carregamento do fimrware.

Maincode > É o código propriamente dito do firmware, o software que controla o receptor.

RadioBack > É a imagem de fundo da tela. (Fundo Azul).

• S810 > É a imagem que aparece quando o receptor é ligado.

• Seeback > Em conjunto com o mandarim acreditamos que aqui existe alguma informação sobre as keys. (continuamos estudando o mesmo).

• Defauldb > São os dados a serem restaurados pela configuração de fábrica.

• Data1 > Ainda preciso descobrir (Não tem nada de útil).

• Data 2 > Ainda há de se descobrir (Não tem nada de útil).

• Userdb > Aqui ficam armazenadas as configurações do usuário.

Com essa estrutura em mente podemos analisar cada um dos tipos de atualização.

Atualização por Cabo

Na atualização por cabo é atualizado o firmware completo com todos os seus módulos (Bootloader, Maincode, UserDB, etc), por isso muitos tem problemas de receptor sem sinal ou "perda" de algums canais após a atualização, porque o fimrware quando vem do team geralmente vem desconfigurado, sendo necessário neste caso re-configurar o receptor (Antena) e fazer uma busca cega para voltar a ter todos os canais. Neste caso também se perde a lista de canais e as configurações do usuário. Como na atualização por cabo também é atualizado o bootloader do firmware, dificilmente ocorre o problema do receptor travar na hora de ligar com o display em ASH ou ON, se ocorre porque a pessoa, por mais incrível que pareça atualizou com o firmware sem descompactá-lo.

Atualização pela USB

No caso da atualização pela USB podemos escolher qual parte do firmware queremos atualizar e sendo assim dependendo da forma de atualização selecionada se obtém resultados diferentes, são eles:

Allcode+Bootloader: Tem praticamente o mesmo resultado da atualização pelo cabo, atualiza o firmware, as configurações de usuário e o bootloader. Pode acontecer casos muito isolados de mesmo atualizando o bootloader acontecer o corrompimento do bootloader por incompatibilidade de versões, mais isso pode ser recuperando usando o cabo null RS 232 e os procedimentos de recovery.

Allcode: Esta opção atualiza somente o firmware e as configurações do usuário, em caso de troca de versão do bootloader essa opção deve ser evitada para que não ocorra o problema do ASH. Sempre que houver mudança no bootloader haverá nas instruções de atualização uma informação de que o bootloader deve ser atualizado. Porem por via das dúvidas é melhor utilizar a opção Allcode+Bootloader.
Maincode: Esta opaco atualiza somente o código do firmware (programa), mantendo as configurações do usuário (Lista de canais, Configuração da antena, ETC), esta opção deve ser utilizada quando você deseja salva a lista de canais e não tem um dump. (Lembrando que caso o bootloader seja diferente ao usar essa opção pode ocorrer o problema do ASH).
RadioBack: Atualiza a imagem de fundo da tela de rádios, a imagem esta em formato MPEG.
S810: Atualiza a imagem de quando o receptor é ligado, a imagem esta em formato MPEG.
Seeback: Este módulo ainda esta em estudos.

Defauldb: São os dados a serem restaurados pela configuração de fábrica, evite utilizar esse tipo de atualização.

Data1: Assim que descobrir a função deste módulo será postado aqui, enquanto isso evite utilizar esse tipo de atualização.

Data 2: Assim que descobrir a função deste módulo será postado aqui, enquanto isso evite utilizar esse tipo de atualização.

Userdb: Ao utilizar essa opção é atualizado somente as configurações do usuário (lista de canais, configuração da antena, Linguagem, ETC), esta opção pode ser util para quem utiliza a opção DUMP.
Dump: Esta opção não é propriamente uma atualização, seu papel é fazer uma imagem atual de todos os módulos do firmware atual e gravar no pen drive como um backup. Esta opção é muito interessante para que gosta de salvar a lista de canais a cada atualização de firmware, faz-se o dump (backup), atualiza o firmware e restaura a lista de canais utilizando a opção userdb. Muitos têm dúvidas se existe alguma diferença entre atualizar pela USB ou pelo Cabo Null RS 232. Como podem ver a atualização é sempre a mesma, a única diferença é que no caso do USB é possível selecionar qual módulo se deseja atualizar. Um detalhe que as pessoas que utilizam o AZ-Loader 2.0 devem ter percebido é que nessa versão também já é possível fazer a escolha do módulo que se deseja atualizar.

A medida que for encontrando mais informações ou se algum usuário tiver informações eu atualizo o tópico.

Agradecimentos ao DiGoW – “Saudações e parabéns pela excelente explicação”.

10 comentários:

  1. evo xl? alguem tem?

    ResponderExcluir
  2. Comunidade Azbox:

    Se adquirir um cabo Null RS 232 e fazer o recover, realmente consigo retornar os canais que foram bloqueados?
    Grato,
    Jorge Araujo

    ResponderExcluir
  3. etei lick é paro asinatura ou é de graças

    ResponderExcluir
  4. Boa dia! Eu pesso a voces pelo AMOR deDEUS que me de uma solução, meu AZAMERICA apagou, como recupera-lo. So tem 3 dias de comprado e sou leigo no assunto. antecipadamente oprigado e DEUS TI ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  5. bom dia. tenho o superbox s9000. alguem tem uma luz para me dar? não to conseguindo atualizar

    ResponderExcluir
  6. boa noite,onde consigo o manual do azbox xl,alguem pode mim ajudar arrumar um manual do azbox xl serei muito grato.

    ResponderExcluir
  7. olá boa noite, não consigo atualizar o meu megabox 1000, alguem poderia me ajudar eu não estou entendendo oque quer dizer atualizar usando allcode desde já obrigado. meu email é exa.16@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,
    Atualizei meu EVO XL com o último firmware e não florio.
    Fiz SET KEY DEFAULD e tambem não florio.
    Por último fiz uma busca cega e não florio.
    Se alguém conhece outra configuração, peço ajuda
    Grato
    JOrge - e-mail: jorgearaujoconsultoria@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. ola, se alguem tiver a atualizacao do newgen+ por favor me passem juliozefer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Por favor preciso de ajuda. Comprei um f98 e o mesmo não enxerga nenhuma flor. nem mesmo aquelas abertas e liberadas. será que preciso de alguma atualização antes de fazer o setup?
    MJP
    email mjoelp@gmail.com

    ResponderExcluir